Sobre Nós

Associação Brasileira de Combate as DrogasA Associação Brasileira de Combate as Drogas – ABCD, fundada com o objetivo de auxiliar unidades terapêuticas, dependentes químicos, familiares, empresas, escolas e instituições governamentais no combate as drogas e no cuidados de pacientes com transtornos psiquiátricos é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania que beneficiam milhares de pessoas.

Nosso foco é a educação no combate as drogas para a construção gradual do conhecimento e preparo para autonomia, em sintonia com as orientações curriculares nacionais para a educação de toda a sociedade sobre o assunto drogas. Acreditamos que por meio da educação é que se alcança a verdadeira cidadania.

Envolvemos as famílias dos beneficiários de todos os nossos programas, pois uma relação de confiança e o trabalho em parceria são fundamentais para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional, além de possibilitar a compreensão das suas características individuais e suas demandas.

No papel de articuladores, trabalhamos para fortalecer e defender os direitos da comunidade onde estamos, participando de diversas redes sociais, e com objetivos traçados de em pouco tempo sermos uma instituição referência no assunto drogas e álcool de modo geral e com isso poder colaborar de forma atuante na prevenção, identificação e tratamento da dependência química.

As clinicas associadas terão todo o respaldo necessário para trabalharem regularizadas, assessoria jurídica, central de captação exclusiva, direito de usarem um programa de tratamento apostilado e exclusivo desenvolvido somente para as unidades associadas.Com esta relação os familiares terão a tranquilidade de saber que estão tratando de seus entes queridos da melhor forma.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMBATE AS DROGAS É UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS QUE TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR VOCÊ POR MEIO DE NOSSA EQUIPE CAPACITADA EM TODOS OS ASSUNTOS RELACIONADOS AS DROGAS E A TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS.

Com o crescimento da doença “dependência química” muitas pessoas de má fé estão se aproveitando de momentos de fragilidade das famílias para fazer corretagem de internação em unidades que na maioria dos casos são verdadeiros “depósitos humanos”.

Para você familiar que não tem conhecimento sobre formas de tratamentos e clinicas, orientamos a nos contatar para podermos orientar você o melhor tratamento e unidades credenciadas que estão sob a nossa supervisão e irão de fato dar ao seu ente querido um tratamento digno, com respeito e acima de tudo com foco na recuperação e na reinserção social.

O que a ABCD oferece ?

Consultoria

Com o objetivo de assessorar unidades de tratamento, familiares de órgãos governamentais sobre o assunto ” Drogas e Álcool ” a ABCD é hoje a instituição com maior credibilidade para tratar do assunto seja em “prevenção, identificação ou tratamento”.

Equipe Especializadas

Oferecendo sempre o profissionalismo, a dedicação e amor ao próximo, nossa filosofia de trabalho compreende em ajudar a nossa sociedade contra um dos maiores males da atualidade a ” dependência química”.

Cursos e Treinamentos.

A ABCD possui uma estrutura propria de cursos online e presenciais em parceria com unidades de tratamento onde oferta cursos e treinamentos para profisionais da área, familiares, estudantes e orgãos do governo.

Entre os cursos os que mais se destacam na formação profissional é o de monitores para clinicas involuntárias, terapeutas e resgate (involuntário e Psiquiátrico) em ambulância, para familiares é o de como prevenir, identificar e tratar um dependente químico.

Objetivo – ABCD

A Associação Brasileira de Combate às drogas é uma Entidade sem fins lucrativos constituída com base nos princípios da prevalência dos direitos humanos, da cidadania, da democracia, da consolidação dos direitos individuais e coletivos e na construção de uma ordem social justa e garantida pela igualdade de oportunidades, possui como finalidades estatutárias:

I – Apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano, reinserção social, familiar e no resgate das vidas daqueles envolvidos com dependências químicas, dependências comportamentais e transtornos psiquiátricos.

III – Colaborar com órgãos oficiais ou particulares em programas de prevenção, recuperação, reinserção e reintegração social, relacionados com a dependência química e executar, conjuntamente com o Poder Público, através de convênios, termos de parcerias, consultorias na área de licitações públicas, contratos de gestão ou concessões, a contratação de serviços e administração de estabelecimentos de reabilitação de dependentes químicos e comportamentais, além de poder constituir unidades próprias de tratamento e oferecer subsídios de forma integral ou parcial para tratamentos de pacientes sem condições financeiras.

IV – Realizar pesquisas e estudos no campo da dependência química contribuindo para a melhoria das práticas de reabilitação atualmente aplicadas em nossa sociedade, tendo como objetivo um aprofundamento científico e o desenvolvimento de uma metodologia, instrumentos e materiais específicos para oferecer um tratamento padronizado e de qualidade a ser adotado pelas unidades associadas.

V – Promover a prevenção do uso de drogas e álcool, diretamente ou em parceria com instituições da comunidade ou do Poder Público, como ações sócio-educativas, tais como palestras, congressos, simpósios, encontros e outros eventos visando a contribuir com o combate ao uso de drogas e álcool e envolvendo todos integrantes da sociedade.

VI – Realizar atividades que oferecem cursos de gerenciamento, capacitação especializada e treinamento para profissionais da área de reabilitação de dependentes, com duração variável e não estando sujeitos necessariamente a regulamentação curricular.

VII – Reunir, visando criar condições plenas de funcionamento e a defesa de seus direitos, as clínicas de reabilitação, comunidades terapêuticas e demais estabelecimentos com a mesma área de atuação, que tenham como objetivos a prevenção, a recuperação, a reinserção e reintegração social, apoio às famílias dos dependentes químicos, observado o respeito à dignidade inerente à pessoa humana.

VIII – Atuar em cooperação com o Poder Público como agente fiscalizador dos estabelecimentos e clínicas de tratamento de dependentes químicos e da política sobre o uso de drogas e álcool, pleiteando junto aos órgãos oficiais uma atuação adequada e cooperando com sugestões para a melhoria dos serviços apresentados, podendo também emitir certificados de qualidade.

II – A promoção de direitos estabelecidos em nosso ordenamento jurídico, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar.

IX – Criação de mídias impressas e online para a promoção e a difusão dos objetivos e resultados da organização, assim como a divulgação de empresas e instituições parceiras; execução de serviço de radiodifusão ou televisivos, com finalidade educativa, artística, cultural e informativa, respeito aos valores éticos e sociais, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade, mediante concessão, permissão ou autorização de acordo com a legislação específica.

X – Promover o intercâmbio com associações congêneres ou instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, assim como as organizações internacionais.

XI – Pugnar pela defesa dos direitos individuais, difusos e coletivos dos dependentes químicos, principalmente os contidos nas convenções internacionais sobre o uso de substâncias psicotrópicas.

XII – Angariar fundos para a realização das atividades da Associação, sejam elas oriundas de fontes privadas ou públicas.